terça-feira, 24 de junho de 2008

Principais Torneios


O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), US Open (Estados Unidos) e Open da Austrália.A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro esporte, o baseball. Quando uma equipe consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um "grand slam" (grande barulho) no estádio - ninguém se cansa de aplaudir a incrível jogada. No tênis, quem vence os quatro maiores torneios na mesma temporada consegue um fato tão raro quanto completar as quatro bases sucessivas no baseball, daí a comparação.
Os principais torneios são:
°Torneio de Roland-Garros - (Internationaux de France, French Open ou Aberto da França) é um torneio de tênis realizado em Paris, na França. Tem seu nome em homenagem a Roland Garros, jogador de tênis francês e pioneiro da aviação .
°Torneio de tênis de Wimbledon - é o mais antigo torneio de tênis do mundo, e é considerado como o de maior prestígio. Foi criado em 1877, quando o All England Croquet and Lawn Tennis Club organizou a primeira competição da história do tênis, com 22 participantes. Ao torneio de simples homens vieram se acrescentar as duplas em 1879 e o simples feminino em 1884.°US Open - (ou Aberto dos Estados Unidos) é um torneio de tênis disputado em Flushing Meadows, no Queens, Nova Iorque, nos Estados Unidos.O primeiro campeonato dos EUA aconteceu em 1881 e é disputado em agosto, em Newport, Rhode Island. O simples damas é disputado pela primeira vez em 1887. Em 1919, o torneio é transferido para a cidade de Nova York, e em 1926 um francês, René Lacoste, torna-se o primeiro estrangeiro a triunfar no US Open.
°Open da Austrália - (ou Aberto da Austrália) é um torneio de tênis disputado em Melbourne, na Austrália.Desde a primeira edição do Open da Austrália, em 1905, o torneio já foi disputado em seis cidades diferentes, até que foi transferido para a cidade de Melbourne em 1972. Em 1912, um britânico, Cecil Parke, tornou-se o primeiro estrangeiro a triunfar no Open da Austrália. A competição é aberta às mulheres somente em 1922. Em 1988, a grama é abandonada em benefício de uma superfície sintética dura, o Rebound Ace, uma superfície similar à do US Open, mas mais rápida.

Nenhum comentário: